quarta-feira, 21 de outubro de 2009

, , , ,   |  1 comment  |  

Os "amidos escondidos"...

O que são "amidos escondidos"?

Tudo aquilo que é amido ou um outro polissacarídeo mas está escrito com outro nome, como por exemplo: aroma de trigo.

Cuidado, portanto, com as palavras:

* açúcares: não especificam que tipo de açúcar. Pode ser monossacarídeo mas também pode ser dissacarídeo ou polissacarídeo. Por isso, a evitar.

* aromas: chamam-se aromas a substâncias com um cheiro agradável que, por isso, são utilizadas em alguns produtos alimentares. Por exemplo, todos os fiambres da marca Nobre, tem aroma de trigo...

* excipientes: são as substâncias que existem nos medicamentos e que completam a massa ou volume especificado. A grande maioria dos medicamentos têm amido, na sua composição. Contudo, existem outros que são seguros pois usam, por exemplo, o magnésio como excipiente.

* amido modificado: um aditivo alimentar que é preparado por tratamento de fécula ou de grânulos de amido. O amido modificado é utilizado como um agente espessante, estabilizador ou emulsionante. Pode ser encontrado em produtos alimentares e em produtos farmacêuticos.

* glúten: é uma proteína que se encontra na semente de muitos cereais combinada com o amido.

* inulina: é um polissacarídeo de origem vegetal. Por não ser digerida pelas enzimas do intestino humano, é considerada como fibra alimentar insolúvel. Desta maneira, a inulina alcança o cólon onde é utilizada pela flora microbiana (nomeadamente, a bactéria Klebsiella Pneumoniae).

* celulose: é classificada com polissacarídeo ou hidrato de carbono e é um dos principais constituintes das paredes celulares das plantas.

* glicogénio: é um polissacarídeo e a principal reserva energética nas células animais, encontrado, principalmente, no fígado e nos músculos.

* gomas: é uma resina natural composta por polissacarídeos e glicoproteínas. É frequentemente usada como espessante e estabilizante para vários alimentos. Na União Europeia, quando utilizado em alimentos rotulados com o Número E, recebe o designação E-414.

* péctina: é um polissacarídeo e um dos principais componentes da parede celular das plantas. Na maioria das vezes é necessária a adição de péctina aos sumos , polpas de frutas e conservas de fruta, a fim de ajustar o seu teor para um nível adequado para que estes produtos possam geleificar.

* maizena: amido de milho (polissacarídeo).

O fiambre é daqueles casos... foi complicadíssimo encontrar um fiambre que não me provocasse inflamação e, consequentemente, uma crise. Há de tudo: fiambre com trigo, com especiarias... depois de muitos testes e experiências em mim mesma - porque o teste do amido não acusou nada! - lá encontrei um fiambre que é seguro.

Todos os restantes produtos de charcutaria - à excepção do bacon - têm especiarias... logo, têm amido.

A gelatina também pode ter trigo, glutén... ter em atenção o rótulo.

Eu só como chocolate negro porque todos os outros provoca-me inflamação devido ao leite. Mas até no chocolate negro temos que ter cuidado. O chocolate negro da Nestlé, por exemplo, é um dos chocolates a evitar a todo o custo... apesar de não conter qualquer referência a dissacarídeos ou polissacarídeos, provoca-me inflamação: logo tem que ter um destes dois açúcares que, provavelmente, estará "escondido" num dos ingredientes.

Os enlatados de frutas em calda têm todos amido (a péctina). Só os enlatados de atum e sardinha em conserva são seguros.

Cuidado com os patés! Têm todos especiarias, amido de batata, farinha... (está tudo dito, não?).

As refeições pré-preparadas e\ou congeladas não são, de modo algum, seguras, devido aos condimentos. A evitar, por isso.

O leite é um dos produtos a evitar por todos aqueles que têm problemas reumáticos. A lactose é um dissacarídeo e, por isso, é susceptível de causar inflamação. Contudo, existem pessoas a quem os lacticínios não provocam inflamação.

Os gelados podem trazer gomas, amido ou amido modificado na sua composição. Há que ter o cuidado de verificar sempre o rótulo. A sua grande maioria tem amido modificado. Existe, porém, um gelado no Lidl que é seguro (para aqueles que toleram a lactose).

Os pudins, mousses e bolos pré-preparados ou embalados prontos a comer têm todos amido, à excepção de uma marca de pudim (já foi referido no post anterior). Todos os produtos de pastelaria têm amido.

As Especiarias têm amido.

As Delícias do Mar (ou frutos do mar) também têm amido na sua composição.

O café também provoca inflamação.

Os chás, só de ervas: cidreira, camomila... os de sabores são susceptíveis de conter amido na sua composição.

1 comentários:

Miguel Ângelo disse...

Excelente ajuda! Não posso deixar de te agradecer mais uma vez por tanta ajuda. Estás sempre aí...