sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

  |  3 comments  |  

Preparando a Mesa de Natal...


Este será o meu terceiro Natal sem Amido. O primeiro... não comi nada, mesmo! Não sabia o que comer... No segundo, já fiz umas coisitas... agora, com a experiência: venha de lá o dia vinte e quatro! Estou ansiosa por ir para a cozinha!

Este é um daqueles dias que eu, simplesmente, adoro. Eu e a minha mão vamos as duas para a cozinha o dia todo! A minha mãe trata dos doces e eu dos salgados. Este ano, contudo, será diferente: trato dos salgados, mas farei os meus doces todos!

[um segredo: esta dieta além de me ter devolvido a vida, ensinou-me a fazer doces... apesar de estar sempre na cozinha e adorar cozinhar, eu não tinha qualquer jeito para fazer bolos e afins!]



Estou a pensar fazer:


Salgados

Polvo frito*

Raia frita*

Bacalhau frito*


Doces

Aletria (com esparguete fininho de arroz e leite de coco)

Arroz Doce (com leite de coco mas sem canela)

Bolo de Chocolate (com farinha de amêndoa)

Queques de Laranja (com farinha de amêndoa)

Pudim de Ovos com Leite de Coco (sem o caramelo, atenção!)

Coquinhos com Topping de Chocolate

Quitutes de Coco com Aroma de Laranja

Quindins de Coco

Pão de Mel (com farinha de amêndoa)

Amendrados


Ceia de Natal

Maruca Gratinada com Cogumelos


Almoço de Natal

Arroz de Pato (famoso, feito pela minha mãe)

***

Ainda não tenho as receitas dos Coquinhos com Topping de Chocolate, da Aletria e do Arroz Doce. Vou experimentar e ver se resulta. Se resultar... podem contar com as receitinhas e com as fotos!

*Estes fritos fazem parte da tradição de Trás-os-Montes, terra dos meus pais.

(e quem ainda acredita que não temos nada para comer...)

3 comentários:

Miguel Ângelo disse...

Aletria com esparguete de arroz? Tu inventas cada coisa! Mas, ainda bem que inventas! Agora que eu já reintroduzi com sucesso o arroz na minha alimentação, vou experimentar tudo o que tens feito! Espero as receitas da aletria e do arroz doce!

Bj.

susana lopes disse...

Que bom saber que toleras o arroz! Com o arroz há uma miríade de receitas que podes fazer! Quanto às receitas da aletria e do arroz doce... vou ver se resultam, primeiro.

Um abraço!

Anónimo disse...

ola. boa tarde . sou novo aqui..pois sofro de espondilite.tou a tentar a serio ver se resisto a esta dieta de amido.. com algumas s duvidas claro. aos poucos tou a ler tudo.. obrigado por tudo...quem dera resulte comigo...esperança e fé em deus.ps. por a caso tenho acompanhado tudo o que voce escreve...tou a seguir seus passos por isso mais informaçoes que tenha para mim agradeço...saude a quem a tem e que a estime..